Projeto de Subsídio Global - Rotary Club de Pirapozinho - Dizendo Não à Deficiência
1. Título do Projeto
Dizendo Não à Deficiência: Desenvolvimento Psicomotor em Crianças portadoras de deficiências
2. Justificativa
A integração sensorial se inicia na vida intra-uterina, e se desenvolve devido à interação com o ambiente, através de respostas adaptativas. O sistema nervoso (SN) é o órgão responsável pela integração das diversas sensações recebidas.
O processo pelo qual o sistema nervoso central (SNC) localiza, classifica e organiza os impulsos sensoriais, e transforma as sensações em percepção, para que o homem possa interagir com o meio é denominada integração sensorial.
A integração sensorial oferece oportunidades para o sujeito organizar a sua conduta, fornecendo condições para explorar suas necessidades e para o SN organizar os estímulos; produzindo com isso respostas adaptativas adequadas exigidas pelo ambiente. Quando isso acontece de forma adequada, ocorre o processo chamado de Integração ou Processamento Sensorial. Quando o SNC tem dificuldade em processar, e organizar as informações recebidas, e não prepara uma resposta adequada ao estimulo, significa que está ocorrendo um déficit no processamento sensorial.
Crianças com paralisia cerebral e outras deficiências neuromotoras, frequentemente apresentam disfunções no processamento sensorial, que algumas vezes impõem maiores limitações do que a desordem neuromotora. Nestes casos, a utilização das técnicas de integração sensorial interfere positivamente no nível de alerta, controle postural, tônus postural, interpretação e regulação da velocidade de ritmo do ator motor, iniciação da sequências motoras, habilidades de planejamento motor e desempenho funcional.
O processo de intervenção aos sujeitos que apresentam déficit no processamento sensorial, visa propiciar o input sensorial, o processamento/integração e output sensorial. Através da organização das informações recebidas e o favorecimento de respostas adaptativas, favorece a diminuição das disfunções sensoriais apresentadas.
Os profissionais envolvidos poderão intervir de forma a favorecer a recepção, o processamento e a resposta adaptativa ao meio, através da integração de informações sensoriais que serão proporcionadas diante dos estímulos ofertados em uma sala de integração sensorial.
Por fim, o público alvo irá se beneficiar da implantação desse serviço, devido a integração sensorial ser importante na atuação dos déficits apresentados, minimizando assim as disfunções detectadas; intervindo de forma a favorecer a recepção, o processamento e a emissão de respostas adaptativas ao meio, através da integração de informações sensoriais que foram propiciadas no decorrer da intervenção.
1. Descrição do Projeto
O projeto consiste na aquisição de equipamentos específicos para desenvolvimento psicomotor dos alunos na APAE de Pirapozinho/SP-Brasil, atendendo 100 pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiências.
A integração sensorial é uma metodologia de atendimento desenvolvida por Terapeuta Ocupacional para profissionais da área, porém, atualmente, tem aberto esta intervenção terapêutica para outros profissionais de reabilitação, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
A Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.
O método visa a quantidade e a qualidade de estímulos proporcionados ao sujeito, para que busque um equilíbrio modulado, dando assim, uma resposta que esteja de acordo com suas capacidades e com o meio, melhorando o desempenho de uma criança, em seu processo de aprendizagem. A partir disso, define a integração sensorial como a habilidade inata em organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente, de modo a auxiliar o ser humano no uso funcional, nas atividades e ocupações desempenhadas no dia-a-dia.
Postado em 06 de Fevereiro de 2021 por Rotary Club de Pirapozinho