Morte do líder mundial entristece rotarianos
A comunidade rotária mundial foi surpreendia na manhã da última sexta-feira, dia 14, horário de Brasília, com a notícia do falecimento do Presidente Eleito do Rotary International, Gestão 2018-19, Samuel Frobisher Owori, que seria o primeiro presidente da organização mundial da Uganda, África, que sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia na perna, em Dallas, nos Estados Unidos. Ele assumiria a organização humanitária presente em 219 países, dia primeiro de julho de 2018. Rotariano desde 1978, Owori serviu o Rotary International em diversas funções, e se destacou por desempenhar um papel fundamental no crescimento do Rotary naquele país, além de, ser representante rotário para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e ONU-Habitat. Estudou direito, relações do trabalho, gerenciamento de negócios, recursos coorporativos, microfinanças e marketing em instituições da Inglaterra, Japão, Suíça, Tanzânia e Estados Unidos, inclusive em Harvard Business School.
O presidente atual do Rotary International, Ian Riseley, encaminhou nota oficial a todos os líderes rotários, enaltecendo a surpresa e a ausência do líder mundial. “Sam Owori foi uma pessoa extremamente especial, e seu falecimento inesperado é uma perda imensurável para o Rotary e o mundo”, escreveu o atual dirigente mundial em mensagem eletrônica espalhada pelo mundo. “Fiquei surpreso, como todos, e lamento o acontecido, pois, Sam Owori era jovem e tinha posicionamentos importantes para o desenvolvimento do Rotary”, comentou o atual Diretor do Rotary no Brasil, o empresário, Paulo Augusto Zanardi, associado do Rotary Club de Curitiba-Cidade Industrial, no Distrito 4730 do Rotary International.
De acordo com o Estatuto do Rotary International, a Comissão de Indicação para Presidente deverá escolher o substituto do Presidente Eleito, respeitando as normas estatutárias e os prazos previstos, o quanto antes, para os devidos cuidados quanto ao planejamento da próxima gestão. “Participei como membro desta comissão que escolheu Sam Owori”, recordou o Diretor do Rotary no Brasil, Gestão 2003-05, o médico Luis Coelho de Oliveira, associado do Rotary Club de Limeira, no Distrito 4590 do Rotary International. “Ele era muito simpático, carismático e profundo conhecedor das lides rotárias”, completou o brasileiro. “A morte dele entristece o mundo rotário”, completou o médico paulista.
No Distrito 4510 do Rotary International a repercussão foi de muita lamentação por parte dos líderes rotários do centro oeste do interior paulista. O atual Governador do D4510 do RI, o meteorologista Maurício de Agostinho Antônio, associado do Rotary Club de Bauru-Terra Branca, lembrou quando esteve com o líder mundial, em San Diego, EUA, em fevereiro. “Conversamos muito e percebi se tratar de uma pessoa diferenciada”, recordou. O Governador do D4510 do RI, Gestão 2006-07, o engenheiro Alonso Campoi Padilha Júnior, associado do Rotary Club de Bauru-Norte, recordou recentemente do discurso de Sam Owori, na Convenção Internacional do Rotary, em Atlanta, principalmente sobre o intercâmbio internacional de jovens. “Um líder inspirador. Grande perda”, disse o bauruense. O jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília-Pioneiro, também lamentou o falecimento, dizendo que Sam Owori, seria um dos líderes mundiais de pouca idade e que daria um ritmo diferente a organização. “Sem contar a experiência de vida dele que é algo admirável”, completou o Governador do D4510 do RI, Gestão 2011-12. “Era uma pessoa cheia de vida, feliz, e bem objetivo sobre suas ideias quanto ao Rotary”, ressaltou o médico Wilson Hironobu Yamashiro, Governador do D4510 do RI, Gestão 2016-17.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME






