Campanha contra a paralisia infantil é tema de encontro
por Rotary Club de Vera Cruz SP
Os rotarianos que fazem parte do Centro de Estudos Rotários Cleuto José Magnani, pelo Distrito 4510 do Rotary International, promoveram no último dia 30, quarta-feira, o encontro mensal do grupo de estudos rotários, em que a campanha mundial contra a Paralisia Infantil, promovida pela The Rotary Foundation, a fundação dos rotarianos, foi o tema principal, com a presença do coordenador regional do programa mundial “End Pólio Now”, pelo Brasil, Almiro Schimidt, foi o convidado especial que explicou, com riqueza de detalhes, a atual situação da ação humanitária que concentra esforços para acabar com a doença em dois únicos países existentes para erradicar a doença no Mundo: Paquistão e Afeganistão. “Foi um encontro bem proveitoso, afinal, ele não só atualizou as informações, como também explicou como contribuir para a campanha e também das mudanças para este ano”, disse o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, quem apresenta o programa eletrônico de duas horas, através da Plataforma Zoom.
Almiro Schimidt nos primeiros 60 minutos foi entrevistado pelo jornalista Márcio Cavalca Medeiros, respondendo inúmeras perguntas específicas sobre o trabalho dos rotarianos, através da The Rotary Foundation, tendo os demais 60 minutos respondendo perguntas dos participantes. “Foi uma excelente oportunidade para esclarecer que, depois de ser considerado livre da doença, as vacinas atualmente são investimento do Governo Federal”, disse Márcio Cavalca Medeiros ao perguntar ao coordenador regional do Rotary sobre esta polêmica entre os rotarianos. “Desde 1994 o Rotary não faz mais este subsídio no Brasil”, disse Almiro Schimidt ao lembrar do compromisso rotário de captar US$ 50 milhões por ano para a campanha Pólio Plus no Mundo. “Por isso o nosso compromisso de contribuir de forma constante e frequente”, reforçou a conscientização rotária explicando sobre a Pólio Plus Society, que estimula as doações específicas para a campanha End Pólio Now.
A troca da vacina através de gotas, para as vacinas injetáveis, Almiro Schimidt disse que o momento é de transição, em virtude de não haver mais o “Dia D” de vacinação contra a Pólio, pelo Ministério da Saúde. “Por ser vacinação injetável, contra a poliomielite, as campanhas passaram a fazer parte do grupo de vacinação obrigatória”, explicou ao dizer que o atual modelo é mais eficaz e seguro. “As gotinhas continuam em outros países diante da praticidade”, comentou o responsável pelo programa no Brasil. “No Brasil, as campanhas passam a ser injetáveis, mas quem paga por estas vacinas injetáveis é o Governo Brasileiro”, enfatizou. “Os clubes devem ser criativos e realizarem a campanha de vacinação contra a paralisia infantil quando quiserem, uma vez combinado com a secretaria municipal de saúde da própria cidade”, falou o rotariano convidado.
O Coordenador Regional da End Pólio Now no Brasil, explicou também sobre a “síndrome pós-pólio”, quando adultos são vítimas da poliomielite. “Mas são vítimas as pessoas que são vulneráveis, e não todos os adultos”, diferenciou o rotariano ao explicar que, apesar do vírus ser mutante e estar na quarta mutação, atinge os adultos que não estão vacinados ou protegidos. “Por ser um problema de saneamento público, o vírus tem o ambiente necessário para ele prosperar”, disse. “As pessoas estando protegidas, passam a não correrem riscos”, falou ao explicar a reação diferenciada entre as pessoas.
A mudança do nome do programa: “End Pólio Now” para “Elimine a Pólio Agora”, apenas no Brasil, foi outro assunto apresentado pelo coordenador regional brasileiro contra a pólio, mostrando, inclusive, a mascote “Cezinha”, uma arara de pelúcia, que vem sendo vendido para estimular as contribuições para a campanha, já com o uniforme atualizado. “Esta mudança do nome, aprovada pelo Rotary International, passa a ser utilizada a partir de agora em todas as nossas campanhas, para facilitar a compreensão das pessoas do que estamos fazendo”, disse Almiro Schimidt ao participar do Centro de Estudos Rotários Cleuto José Magnani, do Distrito 4510 do Rotary International.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: [email protected] ou [email protected]
Site: www.eficaz.jor.br – Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial






