Rotary Club e Prefeitura promovem a campanha “Hepatite Zero”
por Rotary Club de Vera Cruz SP
Com o objetivo de realizar testes para descobrir se alguém sofre de hepatite, o Rotary Club de Vera Cruz, com o Rotary Club Satélite de Vera Cruz-Integração, em conjunto com a secretaria municipal de Saúde e Higiene da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, foi desenvolvido no período das 15 às 18 horas do último dia 29, uma campanha relâmpago nas dependências do Supermercado Supimpa, com a campanha nacional “Hepatite Zero”, quando 26 pessoas descobriram que não sofrem de nenhum tipo de hepatite viral. “O importante é realizar o teste constantemente, afinal todos estão sujeitos a serem contaminados, e não perceberem, pois, a hepatite é uma doença silenciosa”, disse o presidente do clube rotário vera-cruzense, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, ao participar da campanha ao lado da secretária municipal de saúde e higiene de Vera Cruz, Adriana Ramires.
Os rotarianos atraiam e convidavam as pessoas a realizarem o teste, enquanto que o pessoal da secretaria da saúde local desenvolvia a pesquisa e o próprio teste. “Nada demorado e super prático”, disse a professora Sônia Regina Cappi Janini, que ajudou na organização da fila. “O importante é a pessoa saber que não tem hepatite de forma oficial”, frisou a educadora Cristiane Aparecida Tinetti, que também ajudou na realização da campanha relâmpago. “De forma prática as pessoas se interessavam e realizavam os testes com preocupação em saber se está com hepatite ou não”, falou o engenheiro Gilberto Salomi, que também colaborou na realização da campanha que pode ser realizada brevemente, tamanho o interesse da população. “Todos demonstravam preocupação e interesse em saber, ou seja, são conscientes do perigo”, acredita a comerciante Maria do Carmo Pinto Guanás. “Nada impede que futuramente façamos nova campanha, afinal, este tipo de ação pode e deve ser realizada com frequência”, confirmou a secretária municipal da saúde e higiene de Vera Cruz, Adriana Ramires, que designou uma equipe com três agentes de saúde para a realização no trabalho na porta de entrada do Supermercado Supimpa.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. A hepatite D, embora menos frequente, é mais comum na região Norte. A hepatite E é esporádica no país, com maior incidência na África e Ásia. O Ministério da Saúde tem como meta a eliminação das hepatites B e C como problema de saúde pública até 2030, com foco na ampliação do diagnóstico e tratamento, além da redução da transmissão vertical da hepatite B. Entre 2020 e 2023, foram notificados 785.571 casos de hepatites virais no Brasil. Houve um aumento de 54,5% nos casos de hepatite A em 2024 em relação a 2023. A hepatite C é a principal causa de óbito entre as hepatites virais no Brasil. O Ministério da Saúde tem como meta reduzir em 90% a incidência de hepatites B e C e reduzir em 65% a mortalidade até 2030.
Márcio Cavalca Medeiros explica que o Dia Mundial da Hepatite é celebrado sempre no dia 28 de julho, e chama a atenção nacional para uma das ameaças à saúde mais urgentes e menos reconhecidas do nosso tempo. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1,6 milhão de pessoas no Brasil vivem com hepatite “B” ou “C”, mas a maioria nem sabe que está infectada. “A doença muitas vezes só é detectada quando há danos graves no fígado, causando quase 100 mil mortes todos os anos no País”, disse o rotariano. “É uma das principais causas de óbito por doenças infecciosas. Mas há uma boa notícia: a hepatite pode ser prevenida, tratada e, em muitos casos, curada”, falou ao mostrar a importância do teste que vem sendo realizado. “Graças ao rotariano Huberto Silva e a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, hoje o Rotary se preocupa, também com esta doença”, frisou o presidente do Rotary Club de Vera Cruz, ao mostrar o envolvimento dos rotarianos na campanha.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: [email protected] ou [email protected]
Site: www.eficaz.jor.br – Instagram: @eficaz.comunicacao
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial






